Fórum geekhack vendido por 15 mil dólares!

By | 01/07/2018

Para aqueles que não conhecem, o fórum geekhack é um dos pioneiros quando falamos em teclados mecânicos, e o primeiro em língua inglesa. É nele que a imensa maioria das compras coletivas no Ocidente é apresentada e realizada, antes mesmo do aparecimento de sites como o Massdrop.

O fórum foi criado pelo iMav e segundo ele, uma empresa ligada ao mercado de teclados mecânicos que não foi identificada publicamente ofereceu 10 mil dólares pela aquisição do controle total do fórum. Tendo em vista os problemas financeiros do iMav e os custos mensais para operação do fórum (cerca de 300 dólares mensais), ele preferiu expôr a situação à comunidade antes de concretizar a venda.

Várias “soluções” foram sugeridas, como a utilização do Patreon como plataforma para financiamento coletivo para suprir os custos do fórum. Entretanto, o geekhack já possui um esquema de doações recorrentes através do PayPal. Segundo o iMav, o que costumava acontecer é que as pessoas faziam a assinatura da doação recorrente, contribuíam por um ou dois meses, para depois cancelarem. Ficou inviável para ele manter o fórum desta forma.

Após conversas em privado, o iMav bateu o martelo: o primeiro a oferecer 15 mil dólares tornava-se o novo dono do fórum. E quem pagou foi…

Henry Liu, dono da loja online de teclados mecânicos ZealPC. A história ainda está em andamento, então teremos de aguardar quais serão os próximos movimentos no futuro do geekhack. O que se sabe de certo é que haverá uma migração de servidores, mas quando é uma incógnita no momento.

Opinião:

Eu participei ativamente na comunidade geekhack entre 2014 e 2015, e não tenho saudade alguma. Muitos membros proeminentes só sabem olhar para o próprio umbigo; há regras rígidas de comportamento que são prontamente ignoradas quando a pessoa que as infringe é alguem próximo dos moderadores; e há uma desconsideração absurda (para não dizer xenofobia mesmo) com quem é de fora dos EUA e não baixa a cabeça para seus padrões de comportamento e culturais.

Por mim, se eu tivesse esse dinheiro todo eu derrubava tudo, cimentava e transformava em estacionamento. Mas isso sou eu.

Boa sorte ao Henry Liu, que em sua jornada como dono do geekhack ele seja capaz de transformar o fórum num local menos tóxico.