Às vezes o Google e seus algoritmos de detecção de preferências dos usuários me assustam. Passeando hoje pelo YouTube fui brindado com uma indicação de vídeo sobre o teclado mecânico Alfawise V1, que incrivelmente vem no padrão ABNT2.
O review não é muito profundo: o Android4all passa muito tempo mostrando as diferentes animações disponíveis para a iluminação RGB, além de passar adiante alguns mitos sem base, como “teclados mecânicos são mais precisos” ou “teclados mecânicos têm tempo de resposta menor”. Para poder fazer estas afirmações seria necessário fazer um estudo complexo com equipamento de laboratório, e acreditem: eu já procurei pesquisas sobre o assunto e não achei nenhuma com rigor científico.
Isso não quer dizer que seja um review ruim, pelo contrário. Mesmo com as imprecisões citadas, o vídeo faz uma boa introdução aos teclados mecânicos, mostrando algumas diferenças em relação aos teclados de membrana.
Acrescentando ao review, cujo vídeo está no fim deste post, este teclado tem algumas características bem interessantes. Ele usa switches azúis da marca JWH (nunca ouvi falar), está no padrão ABNT2 (e não ABNT, como dito no vídeo) e possui a fileira inferior (a da barra de espaço) em tamanho-padrão, o que permitirá ao usuário trocar facilmente as keycaps por keysets personalizados.
Estou pensando se adquiro ou não este teclado para um review mais aprofundado. No momento que escrevo o Alfawise V1 custa pouco menos de R$ 125 na GearBest, não incluindo frete ou imposto de importação. De qualquer maneira é um preço bastante competitivo.