De olho no mercado DIY (Do-It Yourself, “Faça Você Mesmo” em tradução para o português) e de personalização, a Cherry anunciou hoje o lançamento do MX Developer Kit, um kit contendo 110 switches Cherry MX originais para serem usados em teclados compatíveis com eles (mais de 95% do mercado, numa estimativa nem um pouco científica de minha parte).
Todos os switches em produção da Cherry estarão disponíveis nestes kits Apenas os switches Silent Red e Speed Silver estarão disponíveis nos kits; os outros estarão disponíveis apenas para venda avulsa, mas o usuário deve fazer o pedido através do código de identificação da Cherry. A própria página do Developer Kit tem um infográfico explicando como o código funciona, mas no fórum escrevi um post com mais detalhes e alguns exemplos, para aqueles que não sabem ler inglês.
De início os kits estarão disponíveis globalmente apenas na loja online Reichelt.de, com switches individuais podendo ser comprados em outras lojas: o site do Developer Kit menciona apenas a Arrow Electronics e a Greendich Enterprise, mas outras lojas como a Mouser, Digi-Key e Newark element14 também os vendem. O preço sugerido é de €40 (aproximadamente $47), o que é bem razoável para 110 switches Cherry MX originais.
Há uma pegadinha, entretanto: apenas os kits com switches plate mounted, aqueles que exigem uso de plate para encaixe dos switches, estão disponíveis nas lojas online; os kits para switches PCB mounted só podem ser comprados diretamente da Cherry. Confesso que não entendi esta estratégia.
Fontes: TechPowerUp e Tom’s Hardware
Atualização, 25/10/2017: correção de erro factual.