Depois do bem-sucedido Kira, os engenheiros do coletivo Input:Club agora anunciaram seu novo teclado mecânico, o Keystone. Trata-se de um teclado full-size que usa uma tecnologia diferente em seus switches: ao invés do tradicional Cherry MX (ou seus clones), o Keystone utiliza switches magnéticos do tipo Efeito Hall.
Switches de Efeito Hall não são exatamente uma novidade em teclados, na verdade há vários teclados feitos nos anos 1970 que usam este tipo de switch, então o Input:Club está na verdade fazendo um resgate de uma tecnologia antiga, mas com toques modernos. Estes switches possuem duas características bem distintas: uma é a vida útil muito maior que switches que usam contatos mecânicos (vida útil estimada em 1 bilhão de acionamentos contra 50 milhões do Cherry MX); a outra é que, por causa da forma como o sensor magnético faz a leitura quando o switch é acionado, cada switch pode ser lido como um sensor analógico, o que pode ser útil em algumas aplicações (jogos, por exemplo).
O Input:Club irá começar uma campanha de financiamento coletivo no Kickstarter em junho deste ano para viabilizar a produção do Keystone, sendo que os primeiros a contribuírem poderão adquirir o teclado por menos de 100 dólares. Conhecendo o trabalho deles, é um teclado que iremos acompanhar atentamente as notícias que surgirem a seu respeito. Você pode já entrar na fila de espera através deste link.