Nem só de boas notícias vive o mercado de teclados mecânicos. Em email enviado nesta manhã para os participantes da compra coletiva do keyset Godspeed, a Massdrop informa que a Signature Plastics atrasou o início da produção, que não se iniciou em abril conforme planejado.
Este não é o primeiro atraso na produção deste keyset em específico e, a bem da verdade, é um problema recorrente na Signature Plastics. A justificativa oficial da empresa, em mensagens passadas transmitidas pela Melissa, funcionária da Signature Plastics responsável pelo contato com os clientes, é a de que o mercado de keycaps personalizadas é apenas uma fração do faturamento da empresa, que conta com grandes clientes que constantemente fazem grandes pedidos.
A verdade é que, com o monopólio da Signature Plastics na produção de keycaps com o perfil SA (a empresa original da qual a SP se originou, a francesa CompTec, faliu e fechou as portas no ano passado), eles fazem o que bem entendem, o que prejudica e muito os clientes pequenos. Atrasos em compras coletivas organizadas pela comunidade sempre ocorreram, mesmo antes do boom da popularidade do perfil SA e antes mesmo do envolvimento da Massdrop.
Entretanto, há esperança para os fãs de keycaps esféricas esculpidas: a empresa chinesa Maxkeys produziu um clone do perfil SA e já existem algumas compras coletivas em andamento, tanto na China quanto no Ocidente. E a própria Massdrop agora é dona dos moldes de um novo perfil esculpido, projetado pelo designer italiano matt3o: o primeiro keyset a utilizar estes moldes, o /dev/tty, teve sua compra coletiva recentemente encerrada, com quase 6900 kits comprados.
O keyset Godspeed é uma criação do brasileiro MiTo.